Cenário da Agilidade em 2020

Pedro Luiz - 28/06/2020

compartilhar no facebook compartilhar no twitter compartilhar no linkedin compartilhar no whatsapp


Os métodos ágeis já viraram realidade na maioria das empresas. A empresa líder mundial em pesquisa e consultoria, Gartner, vem há alguns anos aconselhando às empresas a adotar agilidade em toda sua empresa, como mencionado em um dos seus vários artigos sobre o assunto: "How to Shift to a Business Agile Mindset" [1].

Grandes empresas brasileiras como Serasa Experian, Santander, Gerdau e Mercado Livre estão praticando agilidade há alguns anos. Assim como é notório que as startups já começam com métodos ágeis enraizados em seus processos e estão desafiando o mercado. A startup Pipefy, assim como as empresas mencionadas, são citadas pelo Valor Econômico em sua reportagem: "Métodos ágeis avançam nas empresas" [2].

Observando um pouco mais no cenário atual do uso de métodos ágeis no mundo, o relatório "14th annual State of Agile" [3], feito pela Digital.ai, apresenta bastante informação sobre isso. Antes de entrar nos resultados do relatório é importante saber que ele foi baseado em pesquisas de agosto a dezembro de 2019 e a distribuição das empresas que responderam estão representadas nas duas próximas imagens por localização e áreas de atuação.

41% north america, 31% europe, 13% asia, 11% south america, 2% africa, 2% australia

27% technology, 17% financial, 7% services, 7% government, 6% insurance...

Os pontos mais importantes da pesquisa são:

  1. A maturidade em agilidade ainda precisa evoluir.
  2. O método ágil mais utilizado é o Scrum.
  3. Cultura é o grande obstáculo na adoção de agilidade.

 

1. A maturidade em agilidade ainda precisa evoluir

O relatório mostra que apenas 16% das empresas estão em nível alto de competência em práticas ágeis, ainda existe muito caminho pela frente, mas é importante ressaltar que 54% das empresas mencionam que estão amadurecendo, isso mostra o quanto a agilidade virou foco das empresas.

5% greater adaptability, 11% high level, 54% maturing, 20% experimenting, 6% considering, 4% no initiatives

Treinamento em métodos ágeis é o caminho para essa melhoria de maturidade, citado pelo relatório como a principal forma de alcançar a habilidade de gerenciar mudanças de prioridades e melhorar a visibilidade dos projetos.

2. O método ágil mais utilizado é o Scrum

Se somar as empresas que praticam Scrum e as empresas que usam uma mescla de métodos com o Scrum (ScrumBan e Scrum/XP hybrid) percebemos que 76% das empresas praticam Scrum.

58% scrum, 10% scrumban, 9% other, 8% scrum/xp, 7% kanban...

O Scrum é um framework que possui um bom nível de prescrição, ou seja, ele prescreve mais detalhadamente o que deve ser feito e quando deve ser feito. Isso é um dos fatores que ajudou muito nessa alta adoção de Scrum pelas empresas. Mas a prescrição do Scrum não é a parte mais importante, o mais importante são os valores. Talvez por isso a maturidade em agilidade nas empresas precisa evoluir, provavelmente as empresas estão focadas na prescrição e não nos valores.    

Mas estamos vendo uma maior diversificação de métodos com o tempo. Por exemplo o método Kanban, que foi criado mais recente que os demais métodos, o que talvez justifique a adoção por apenas 7% das empresas. Entretanto, é o método que mais cresceu em adoção quando comparamos com o relatório do ano anterior.

A diversificação de métodos ágeis adotados pelas empresas com certeza ajuda na compreensão dos valores e foco no resultado. Essa questão se conecta com o próximo assunto importante, pois quanto mais as empresas perceberem os valores envolvidos nos métodos ágeis e alinhar a cultura para esse valores, maior será o sucesso.        

3. Cultura é o grande obstáculo na adoção de agilidade.

Os principais desafios citados pelo relatório mostram que a cultura das organizações é um obstáculo para o sucesso. Além de “resistência à mudança” em primeiro e “pouca participação da liderança” em segundo ainda aparece em terceiro lugar “processos e práticas inconsistentes entre os times” como principais desafios na adoção de Agile. Estes 3 pontos estão diretamente ligados à cultura e se confirmam com o quarto desafio que é: cultura organizacional em desacordo com os valores ágeis.

48% resistance to change, 46% no leadership participation, 45% inconsistent processes, 44% culture at odds with agile, 43% inadequate management...

Isso reforça ainda mais a necessidade de treinamentos para todos os envolvidos, principalmente para os líderes. Mesmo com os ambientes corporativos tão atarefados, não pode ser esquecida a necessidade de melhoria contínua, tanto da organização quanto das pessoas envolvidas.

Por fim, o relatório cita os benefícios de adotar agilidade nas empresas, comprovando que vale a pena passar pelos obstáculos.

70% ability to manage change, 65% project visibility, 65% business/IT alignment, 60% delivery speed...

Em um cenário econômico em constante mudança, é muito interessante perceber que o principal benefício, citado no final de 2019 pelas empresas, é a habilidade de gerenciar as mudanças de prioridades.

Em seguida, pela pesquisa, aparecem dois benefícios muito ligados à essência dos métodos ágeis: “Visibilidade dos Projetos” e “Alinhamento entre negócios e TI”. Benefícios esses abordados por todos os métodos ágeis como pontos cruciais para sua execução. Como exemplo, o Scrum preconiza que o dono do produto, maior conhecedor do negócio, faça parte do time junto com os profissionais de TI. Além disso, a gestão visual e uso de quadros Kanban é praticamente obrigatório no uso dos métodos ágeis.

compartilhar no facebook compartilhar no twitter compartilhar no linkedin compartilhar no whatsapp

Referências

 

[1] How to Shift to a Business Agile Mindset
https://www.gartner.com/smarterwithgartner/how-to-shift-to-a-business-agile-mindset/

[2] Métodos ágeis avançam nas empresas
https://valor.globo.com/carreira/noticia/2019/11/26/metodos-ageis-avancam-nas-empresas.ghtml

[3] 14th Annual State of Agile Report
https://stateofagile.com/